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Termos e Condições de Uso

Alimentação na terceira idade
Sex, 25 de Janeiro de 2019 15:22

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO

O envelhecimento é caracterizado por uma série de modificações fisiológicas e psicológicas, que podem causar alterações no estado nutricional. Com a idade, o organismo absorve e utiliza de forma menos eficiente os nutrientes, o que provoca maior predisposição a doenças e maior necessidade nutricional.

Um dos fatores preocupantes nessa fase é a dificuldade de deglutição e/ou mastigação que muitos idosos apresentam, o que impede a manutenção de um plano alimentar equilibrado. Dessa forma, podem ocorrer deficiências nutricionais, fadiga, perda de massa muscular, perda de peso, entre outros sintomas relacionados à ingestão inadequada de nutrientes.

Por isso, deve-se ter atenção especial no preparo das refeições, para garantir que todos os nutrientes estejam disponíveis a fim de evitar desequilíbrios nutricionais. Portanto, é importante que a dieta inclua alimentos macios e de fácil mastigação e deglutição, para que se possa elaborar um cardápio equilibrado.

Veja como incluir diferentes grupos de alimentos no cardápio de idosos.

Cereais integrais

Há diversas maneiras de adicionar os cereais integrais no cardápio. Farinhas e flocos de quinoa, amaranto, aveia, arroz e trigo podem ser utilizadas no preparo de receitas de bolos e muffins. Outra opção é a inclusão dos cereais (arroz integral, massa integral, freekeh, quinoa, amaranto) em cozidos, ensopados e sopas. Os flocos podem ser adicionados, ainda, no preparo de mingaus, vitaminas ou adicionados a iogurtes.

Hortaliças e frutas

As hortaliças e frutas devem fazer parte do cardápio diário devido ao seu alto teor de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Esses nutrientes são fundamentais para a prevenção e para o controle de doenças. Quando houver dificuldade de mastigação, deve-se optar pelas hortaliças cozidas, na forma de purês ou em sopas. Algumas hortaliças podem ser adicionadas a sucos.

As frutas podem ser consumidas amassadas ou na forma de purês, smoothies, vitaminas e sucos. Compotas de frutas sem adição de açúcar também são boas opções.

Dica da Nutricionista: o idoso pode incluir no cardápio os sucos de cranberry e de uva integral. São ricos em antioxidantes que atuam na prevenção e no tratamento de doenças como as cardiovasculares e o câncer.

Proteínas

Como fonte de proteínas, deve-se dar preferência para carnes macias, peixes sem espinhas, tofu, manteiga de amendoim ou de amêndoas e ovos mexidos ou cozidos. A inclusão de grãos e sementes como quinoa, amaranto, chia e leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja) também contribui para o aumento do aporte de proteínas na dieta. Se necessário, esses alimentos podem ser batidos em sopas.

Laticínios

Para aqueles que não possuem restrições ao consumo de laticínios, podem ser incluídos no cardápio leite desnatado, queijo cottage e iogurte natural.

Como substitutos podem ser incluídas as bebidas vegetais de arroz, soja, quinoa, amêndoas e aveia, além de iogurte à base de soja.

Fibras

A constipação intestinal é uma queixa muito comum em idosos, especialmente quando há alteração na consistência da dieta e menor ingestão de alimentos que sejam fonte de fibras. Para aumentar o aporte de fibras pode ser adicionado o suplemento de Fibras Solúvel Polidextrose Mundo Verde Seleção. Bastante versátil, pode ser adicionado a qualquer preparação sem alteração de sabor e textura dos alimentos.


 

Fonte:http://mundoverde.com.br/alimentacao-do-idoso/

 
COMUNICADO URGENTE
Qui, 24 de Janeiro de 2019 17:08

COMUNICADO URGENTE

 

 

 

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE APOIO AOS APOSENTADOS PENSIONISTAS E SERVIDORES PÚBLICOS, vem por meio desde comunicado, informar por motivos de proteção, utilidade e total resguardo, que foram constados casos de empresas que estão se passando por nossa entidade, utilizando de forma indevida o nome da associação.

 

Estas empresas estão entrando em contato com nossos associados, usando de nossa imagem para solicitar dados de cartões de crédito e demais informações de forma indevida.

 

Caso receba uma dessas ligações ou tenha qualquer suspeita, entre em contato com nossas unidades pelos telefones abaixo informados para melhor auxiliá-los.

 

0800 878 3304

(11) 2730-5150

(31) 3231-0606

(13) 3113-0012

(19) 3119-1110

 

A ASBP se mantém na luta pelo direito de nossos associados e informamos estarmos sempre em alerta constante para melhor defendê-los.

 
Dia do Aposentado
Qui, 24 de Janeiro de 2019 13:45

 
ASBP Exercicio para Idosos
Seg, 07 de Janeiro de 2019 08:04

Várias pesquisas apresentadas em Congressos de Cardiologia e de Geriatria afirmam que uma pessoa de 60 anos, fisicamente ativa, tem capacidade física próxima de uma pessoa com 20 anos ou até menos. Além disso, as doenças degenerativas que se manifestam terão um curso menos grave e com maior chance de recuperação do que numa pessoa sedentária. A British Heart Foundation alerta para o fato de que o número de pessoas ativas é muito aquém do esperado: "Fazer atividades físicas regulares, seja em que idade for, é benéfico para a saúde de seu coração e isso faz você viver mais tempo". A medicina moderna e ética do envelhecimento saudável, que não tem nada a ver com antienvelhecimento, foi tema de recente artigo do Eu Atleta, onde se ressalta a obrigação de se exercitar nessa faixa de idade. A ausência de doenças não é sinônimo de saúde, a condição física e mental deve ser levada muito em conta. A decisão de iniciar uma atividade física é muito relevante. Lembrando que a orientação de um profissional de educação física é fundamental ( nada de ouvir blogueiros fitness, sem currículo profissional validado).   Eu Atleta no "É de Casa" mostra como os exercícios podem ajudar os idosos A avaliação médica é sempre obrigatória e direcionada para essa faixa etária. Algumas academias ainda utilizam um questionário superado e um termo de responsabilidade pessoal sobre sua própria saúde, sem qualquer valor jurídico, no lugar da avaliação médica. Já contabilizamos algumas arritmias, crise de hipertensão arterial e angina do peito naquele exame físico dito ''ergométrico” inicial (atenção: não é um exame médico). Este exame pode ser feito por alguém que não é médico, mas que diz ser apto para avaliar os batimentos cardíacos, pressão, etc.  O que deve ser discutido na avaliação médica são os riscos da participação esportiva e o atual estado de saúde do paciente; a necessidade de reprogramação das medicações em uso e as condições ambientais do local do evento esportivo, já que uma temperatura abaixo dos 14 graus ou acima de 32 graus é extremamente perigosa para cardiopatas e idosos em geral. A obrigatória realização do teste ergométrico cardiológico, sempre até a exaustão, diminuirá o risco de uma avaliação clinica mal feita. Lembrando também da importância de seguir uma planilha de treinos com um profissional de educação física.    Um estudo recente quantifica esse benefício de uma maneira que deve fazer com que muita gente coloque um tênis e saia para caminhar no parque. Pesquisas da Universidade de Oslo concluíram que se exercitar pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso. Mais do que isso, pode ser tão eficiente quanto parar de fumar. Os pesquisadores acompanharam 5.700 noruegueses, entre 68 e 77 anos, durante 12 anos, e uma das conclusões foi a de que os idosos que praticavam ao menos três horas de atividades físicas por semana, viveram cerca de cinco anos a mais do que os sedentários. Assim, a prática de meia hora de exercícios seis dias por semana está ligada a uma redução de 40% no risco de morte em idosos. Publicado no "British Journal of Sports Medicine", o estudo mostrou que qualquer tipo de exercício, seja leve ou moderado, tem impacto na expectativa de vida.  Fonte: globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/02/idosos-que-praticam-exercicios-fisicos-diarios-podem-viver-por-mais-tempo.html

Várias pesquisas apresentadas em Congressos de Cardiologia e de Geriatria afirmam que uma pessoa de 60 anos, fisicamente ativa, tem capacidade física próxima de uma pessoa com 20 anos ou até menos. Além disso, as doenças degenerativas que se manifestam terão um curso menos grave e com maior chance de recuperação do que numa pessoa sedentária. A British Heart Foundation alerta para o fato de que o número de pessoas ativas é muito aquém do esperado: "Fazer atividades físicas regulares, seja em que idade for, é benéfico para a saúde de seu coração e isso faz você viver mais tempo".
A medicina moderna e ética do envelhecimento saudável, que não tem nada a ver com antienvelhecimento, foi tema de recente artigo do Eu Atleta, onde se ressalta a obrigação de se exercitar nessa faixa de idade. A ausência de doenças não é sinônimo de saúde, a condição física e mental deve ser levada muito em conta. A decisão de iniciar uma atividade física é muito relevante. Lembrando que a orientação de um profissional de educação física é fundamental ( nada de ouvir blogueiros fitness, sem currículo profissional validado).   
Eu Atleta no "É de Casa" mostra como os exercícios podem ajudar os idosos
A avaliação médica é sempre obrigatória e direcionada para essa faixa etária. Algumas academias ainda utilizam um questionário superado e um termo de responsabilidade pessoal sobre sua própria saúde, sem qualquer valor jurídico, no lugar da avaliação médica.
Já contabilizamos algumas arritmias, crise de hipertensão arterial e angina do peito naquele exame físico dito ''ergométrico” inicial (atenção: não é um exame médico). Este exame pode ser feito por alguém que não é médico, mas que diz ser apto para avaliar os batimentos cardíacos, pressão, etc.  
O que deve ser discutido na avaliação médica são os riscos da participação esportiva e o atual estado de saúde do paciente; a necessidade de reprogramação das medicações em uso e as condições ambientais do local do evento esportivo, já que uma temperatura abaixo dos 14 graus ou acima de 32 graus é extremamente perigosa para cardiopatas e idosos em geral. A obrigatória realização do teste ergométrico cardiológico, sempre até a exaustão, diminuirá o risco de uma avaliação clinica mal feita. Lembrando também da importância de seguir uma planilha de treinos com um profissional de educação física.    
Um estudo recente quantifica esse benefício de uma maneira que deve fazer com que muita gente coloque um tênis e saia para caminhar no parque. Pesquisas da Universidade de Oslo concluíram que se exercitar pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso. Mais do que isso, pode ser tão eficiente quanto parar de fumar.
Os pesquisadores acompanharam 5.700 noruegueses, entre 68 e 77 anos, durante 12 anos, e uma das conclusões foi a de que os idosos que praticavam ao menos três horas de atividades físicas por semana, viveram cerca de cinco anos a mais do que os sedentários. Assim, a prática de meia hora de exercícios seis dias por semana está ligada a uma redução de 40% no risco de morte em idosos. Publicado no "British Journal of Sports Medicine", o estudo mostrou que qualquer tipo de exercício, seja leve ou moderado, tem impacto na expectativa de vida.
 
Fonte: globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/02/idosos-que-praticam-exercicios-fisicos-diarios-podem-viver-por-mais-tempo.html 

 
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